Mundo

UE não vai permitir incumprimento «descontrolado» da Grécia

A União Europeia não vai permitir qualquer incumprimento desordenado da Grécia, que poderia por em causa toda a Zona Euro, garantiu hoje o comissário europeu para os Assuntos Monetários e Financeiros, Olli Rehn.

«É importante sublinhar que a União Europeia não vai abandonar a Grécia. Um incumprimento desordenado, ou a saída da Grécia da zona euro causaria enormes danos económicos e sociais», disse Rehn, que discursava em Washington, no Instituto Peterson de Economia Internacional.

O comissário europeu defendeu ainda que os 17 países da Zona Euro têm que fazer mais para partilhar a «soberania económica», o que tornaria mais fácil a emissão de títulos comuns de dívida pública, que diversos observadores consideram que seria uma das possíveis saídas para a actual crise da dívida soberana.

«Os membros do euro têm de fazer mais na partilha da soberania económica para evitar políticas que prejudiquem outros Estados-membros e a estabilidade financeira», afirmou Rehn.

«O reforço bem sucedido da União Económica e Monetária, neste quadro, poderia também tornar mais realista a hipótese de algum tipo de obrigações comuns», acrescentou.

Olli Rehn alertou ainda que o actual abrandamento do ritmo de crescimento económico «não é desculpa» para que os governos europeus não cortem no défice e na dívida pública.

«Qual é a política fiscal certa num abrandamento económico? A posição da União Europeia é clara. O abrandamento não é desculpa para deixarmos de colocar a nossa casa fiscal em ordem, isso é necessário para restaurar a confiança», afirmou.

Redação