A dívida pública de Portugal ascende a 332,8 mil milhões de euros, o que corresponde a 203,1 por cento do seu PIB, segundo um estudo do Governo Regional da Madeira.
À TSF, o deputado do PSD em S. Bento, Guilherme Silva, revelou que o documento será tornado público no debate que está agendado para quinta-feira, na Assembleia da República, a propósito da dívida da Madeira.
O responsável acrescentou que se trata de um estudo desenvolvido pelo Governo Regional para avaliar o peso da dívida pública do arquipélago nas responsabilidades financeiras de Portugal, que concluiu que estas representam 1,8 por cento da dívida pública de Portugal.
«Neste momento, temos números com rigor sobre a Região Autónoma da Madeira, mas não temos números da situação do Estado, designadamente da dívida indirecta, das empresas públicas», afirmou.
Por isso, sublinhou, a «região decidiu fazer um levantamento, tendo números que revelam que as proporções do Estado são calamitosas».
Com 267.938 habitantes, a Madeira representa 2,5% da população residente de Portugal, embora o seu Produto Interno Bruto (PIB) (5.100 milhões de euros) represente 3 por cento de toda a riqueza gerada no país.
De acordo com este documento, a que a Lusa teve acesso, a dívida directa de Portugal é de 159,5 mil milhões de euros (97,5 por cento do PIB), o sector empresarial do Estado tem responsabilidades financeiras que ascendem a 165,8 mil milhões de euros e as autarquias locais têm uma dívida de 7,4 mil milhões, um valor que é relativo ao final de 2010 e que não inclui os passivos das empresas municipais.
Com base neste estudo, a dívida per capita do Estado/autarquias do Continente representa 33.159 euros, correspondendo a 897 por cento das suas receitas efectivas e 1.031 por cento da receita fiscal.
O total das responsabilidades financeiras da Madeira apontadas pelo levantamento feito pelo Ministério das Finanças é de 6,3 mil milhões de euros, o que representa 123,5 por cento do seu PIB.