Política

Mário Soares aplaude reparos do Presidente da República

Mário Soares dr

O antigo Presidente da República gostou do que Cavaco Silva disse esta manhã, considerando que foram acertados os comentários do chefe de Estado sobre a proposta do OE2012.

Na intervenção que proferiu, esta noite, no auditório da Faculdade de Engenharia do Porto, no âmbito do ciclo de debates "Novos Paradigmas", Mário Soares comentou as declarações hoje proferidas pelo Presidente da República.

«Não sou suspeito quando faço um elogio. Hoje ouvi o Presidente da República e fiquei satisfeito com aquilo que ele disse, na medida em que diz 'bem nós temos que aceitar certos riscos, mas atenção não podemos destruir tudo por causa da austeridade'», comentou Mário Soares.

«Já houve jornalista que escreveram com argúcia e com lucidez que não se tratava de uma austeridade, mas de uma brutalidade para os portugueses. E é verdade que é assim, mas nós não podemos aceitar que isso continue assim», avisou.

Esta quarta-feira, o Presidente da República, Cavaco Silva, disse que a suspensão dos subsídios de férias e de Natal dos funcionários públicos e dos pensionistas «é uma violação de um princípio básico de equidade fiscal».

O chefe de Estado questionou-se também se no caso dos aposentados da função pública, o limite dos sacrifícios já não terá sido ultrapassado.