Vida

Marcha lenta contra portagens bloqueia A25

Portagens dr

Mais de 500 veículos em protesto, contra a introdução de portagens nas SCUT, estão a bloquear o trânsito na A25, entre Viseu e Fagilde.

A Comissão de Luta Contra as Portagens na A23, A24 e A24 convocou para esta sexta-feira um buzinão e marcha lenta desde a Avenida da Europa, em Viseu, com destino à rotunda de Nelas, em Mangualde, e Vilar Formoso, pela A25.

Na A25, o trânsito está bloqueado, depois de os veículos pesados que integram o protesto terem decidido parar a marcha, fazendo uma fila de cerca de 4,5 quilómetros, constatou a agência Lusa no local.

Os cerca de 500 veículos, entre pesados e ligeiros, bloquearam o trânsito entre Viseu e Fagilde, no sentido Aveiro - Vilar Formoso, e não há previsões para que a marcha dos manifestantes seja retomada.

A A23, A24 e A25 constituem auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT), para os quais o Governo, através do ministro da Economia, já anunciou a introdução de portagens durante o mês de Outubro.

Francisco Almeida, que integra a comissão de luta contra as portagens na A23 (Guarda - Torres Novas), A24 (Chaves - Viseu) e A25 (Aveiro - Vila Formoso), o objectivo deste novo protesto é «convencer o Governo de que é um erro tremendo porque atinge populações que já lutam contra a interioridade, mas também porque é um golpe na economia destas regiões e do país».