Economia

Prolongamento de contratos permite manter 35 mil postos de trabalho/mês

O secretário de Estado do Emprego, Pedro Silva Martins, afirmou hoje no Parlamento que o prolongamento de contratos a prazo além dos limites legais permitirá manter 35 mil postos de trabalho por mês.

De acordo com Pedro da Silva Martins, que falava na comissão de Orçamento e Finanças, Segurança Social e Economia, «por cada mês em que estas regras transitórias estiverem em vigor, prevê-se que não haja entrada no desemprego de 35 mil trabalhadores».

O governante referia-se, assim, a uma proposta apresentada pelo Executivo no Parlamento e que permite mais duas renovações, ou seja, até 18 meses, dos contratos que atinjam os limites legais até Junho de 2013, mas não se sabe ainda quando a lei entrará em vigor.

Actualmente, os contratos a prazo podem ser renovados até três vezes e têm um tecto de três anos, na generalidade dos casos (havendo todavia limites mais baixos para grupos específicos de trabalhadores).

Redação