Os ministros das Finanças da Zona Euro reúnem-se, esta terça-feira em Bruxelas, um encontro que está a gerar expectativas nos mercados da Europa, Estados Unidos e Japão.
Esta terça-feira de madrugada, a bolsa de Tóquio fechou a ganhar 2,3 por cento, dando assim seguimento a uma onda optimista que marcou as sessões de segunda-feira na Europa e nos Estados Unidos.
No encontro desta terça-feira, Vítor Gaspar e os seus homólogos dos países da moeda única deverão desbloquear a nova fatia do empréstimo à Grécia.
Os ministros do Eurogrupo preparam-se para reforçar a capacidade de intervenção do fundo de resgate. Em concreto, os governantes poderão autorizar o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) a dar um aval a 30 por cento das novas emissões de dívida pública de países como a Itália e Espanha. Será um seguro para os investidores que comprem os títulos emitidos pelos dois países.
O encontro desta terça-feira permitirá também perceber em que ponto está o braço-de-ferro entre o par França-Alemanha e a Comissão Europeia.
Paris e Berlim insistem no rigor, disciplina e na necessidade de sancionar os que não cumpram. Já Bruxelas lembra que a fragmentação da Zona Euro não serve o interesse colectivo.