Ambiente

Cimeira: Ministra quer posição conjunta dos países de língua portuguesa

Assunção Cristas Direitos Reservados

A ministra do Ambiente quer que os países que falam português adoptem uma posição conjunta na cimeira do clima que decorre em Durban, África do Sul.

A ministra do Ambiente parte para a 17.ª Cimeira da Convenção das Nações Unidas Contra as Alterações Climáticas na expectativa.

Assunção Cristas quer ver um acordo alargado e estável entre o maior número possível de países, incluindo os Estados Unidos e a China, para travar os gases poluentes e as alterações climáticas.

«A nossa ambição é que de Durban possa sair um roteiro muito claro com metas e calendário sobre compromissos a assumir pelo conjunto mais alargado de países e nomeadamente por aqueles países que hoje são dos maiores emissores de gases com efeitos de estufa», defendeu.

Quanto a Portugal, 2012 será um ano de novidades no que toca aos projectos para travar as alterações climáticas.

O Governo está a preparar o novo Programa Nacional para as Alterações Climáticas (PNAC) 2013-2020. Em cima da mesa estão, entre outras medidas, portagens para entrar nas cidades e ideias para incentivar a partilha de carros privados.

«Estamos a estudar vários mecanismos que sirvam os propósitos que pretendemos atingir e as portagens é um mecanismo que está em estudo», afirmou.

A ministra do Ambiente sublinhou, no entanto, que estas são apenas ideias em estudo que podem não sair do papel.

«Vamos ver quais as melhores soluções para promover comportamentos mais eficientes e mais amigos do ambiente e que também ajudem a cumprir as nossas metas», disse. A avaliação termina no próximo ano.

Apesar da crise, Assunção Cristas defende que o crescimento económico tem de ser amigo do ambiente.

Redação