Os riscos de recessão na Europa subiram, avisa o presidente do BCE. Mário Draghi promete novas medidas nos próximos dias, mas lembra que a acção está limitada pelos tratados europeus.
O Banco Central Europeu (BCE) vai garantir que a inflacção fica dentro dos limites previstos. O compromisso de Mario Draghi foi deixado perante os eurodeputados, depois do presidente do BCE ter dito que aumentaram os riscos para a economia.
Draghi disse ter consciência dos problemas cada vez mais graves do sector da banca e admitiu que o BCE pode tomar novas medidas nos próximos dias, para garantir a estabilidade na Zona Euro.
A estabilidade dos preços foi de resto, apontada por Draghi como o grande objectivo do BCE, mas o líder do banco central também sublinhou que qualquer medida tem de estar dentro dos limites previstos nos tratados europeus.
Há um tratado limitado e temporário, que tem de ser cumprido, disse Mario Draghi.
O presidente do BCE não adiantou qualquer medida, mas os analistas dizem que as palavras de Draghi podem indicar que o BCE pode voltar a descer a taxa de juro, na reunião da próxima semana.