A Alemanha conseguiu, esta quarta-feira, colocar no mercado um um novo pacote de obrigações do tesouro no valor de 4,09 mil milhões de euros, por cinco anos, com juros de 1,11 por cento.
A operação foi considerada um sucesso, apesar da ameaça da agência Standard & Poor's de baixar o rating dos seis países mais bem cotados da Europa, entre eles a Alemanha.
A procura foi muito superior à oferta, o que, no entender dos analistas, prova que os investidores continuam a confiar na qualidade dos títulos alemães.
A emissão das obrigações alemãs era aguardada com grande expectativa, não só devido à ameaça da agência, mas também porque a a última operação de venda de obrigações do tesouro alemão, em Novembro, não correu bem.
Nessa altura, só foram vendidos papéis no montante de quatro mil milhões de euros, tendo sobrado um pacote de dois mil milhões de euros.
Este ano, o montante da venda de obrigações alemãs deve ascender a 283 mil milhões de euros para saldar velhas dívidas , pagar juros e cobrir o défice orçamental de 2012.