Música

Cavaco lamenta perda de «símbolo eloquente da música e da alma» de Cabo Verde

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, lamentou a morte de Cesária Évora, que considerou ser um «símbolo eloquente da música e da alma de Cabo Verde».

Em comunicado divulgado no sítio da Presidência da República, Cavaco Silva sublinhou que Cesária Évora foi uma «artista singular, que tão bem soube exprimir a cultura e a tradição musical da sua terra, muito para além das fronteiras da Língua Portuguesa».

O chefe de Estado português apresentou «sentidas condolências à família de Cesária Évora, símbolo eloquente da música e da alma de Cabo Verde», manifestando também os seus pêsames aos dirigentes do país.

«É com pesar que presto a minha homenagem a Cesária Évora, cujo desaparecimento deixa de luto não só a nação cabo-verdiana mas toda a comunidade da lusofonia, ao mesmo tempo que nos lega uma saudade patente na memória de quem a ouviu cantar o sentir mais profundo da música do seu país, um património que continuará a ser partilhado por todos nós», rematou Cavaco Silva.

A cantora cabo-verdiana Cesária Évora, 70 anos, morreu esta manhã, no hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, Cabo Verde, onde se encontrava internada desde sexta-feira.

Redação