Mário Soares considerou, num comentário à descida do "rating" das dívidas de nove países da Zona Euro por parte da Standard&Poor's, que se isto continuar, o Ocidente ficará em grande risco.
«Se isto assim continua, é evidente que a Alemanha também vai sofrer e vai sofrer mais do que todos os outros, porque toda a gente se vai virar contra a Alemanha. Se isso for assim, complica a situação muito mais e o Ocidente está em grande risco», advertiu este sábado.
O antigo Presidente da República repetiu uma ideia que já tinha apresentado em Novembro: é preciso pôr as agências de rating na ordem.
Depois desta descida de "rating", que «é uma vergonha», é preciso «meter essas empresas na ordem», afirmou, durante a apresentação do seu livro "Um Político Assume-se - Ensaio Autobiográfico, Político e Ideológico" em Leiria.
«Enquanto os mercados estiverem desregulados, não houver ética e puderem ser os tipos que ninguém sabe quem são a dirigir a política mundial e os mercados mandarem mais do que os Estados, em vez de serem os Estados a dominar os mercados, não podemos sair da situação em que estamos», considerou.