Saúde

Madeira: Suspensão será «imediatamente» levantada após pagamento, diz ANF

Farmácias Direitos Reservados

O presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF) assegurou, este domingo, que, caso o Governo Regional da Madeira pague a dívida na segunda-feira, será «imediatamente» levantada a suspensão da venda a crédito de medicamentos na região.

«A suspensão acaba imediatamente, como é óbvio», disse à agência Lusa João Cordeiro, frisando que não é intenção da ANF «estar numa posição de querer agredir os madeirenses, pois esta decisão foi dura e difícil de tomar».

O responsável pela ANF afirmou ainda que, «entre as farmácias terem medicamentos ou entrarem em ruptura», não tiveram «alternativa» senão suspender a venda a crédito de medicamentos na região.

O executivo de Alberto João Jardim vai pagar na segunda-feira a dívida de quatro milhões de euros às farmácias, confirmou este domingo à noite, em declarações à TSF, o secretário regional dos Assuntos Sociais, Francisco Jardim Ramos.

Com a concretização da transferência, ficará pago o valor respeitante à tranche de Dezembro de 2011 do plano de pagamento acordado entre a Associação Nacional das Farmácias e a região.

Foi o incumprimento deste plano que originou a suspensão da venda a crédito de medicamentos pelas farmácias, em vigor desde 9 de Janeiro.

Redação