
Farmácias
dr
Os responsáveis das farmácias da Madeira decidiram hoje manter a suspensão da venda a crédito de medicamentos a partir das 00h00 desta segunda-feira.
Corpo do artigo
Maria da Luz Sequeira, da comissão directiva da Associação Nacional das Farmácias (ANF), que presidiu a uma reunião com representantes das farmácias do arquipélago, explicou no final deste encontro no Funchal, que «as farmácias assim o entenderam», dado não terem «condições para continuar a fornecer a crédito», manifestando esperança numa solução a curto prazo.
«Temos a convicção e somos optimistas de que isto será uma situação transitória e que a breve trecho iremos ter a resolução do problema», acrescentou.
No início da semana, a ANF anunciou que iria deixar de garantir a dispensa de medicamentos a crédito a partir do dia 09 por incumprimento do Governo Regional do plano de pagamentos da dívida às farmácias, de 77 milhões de euros.
A ANF espera que o Executivo madeirense retome o plano de pagamentos, mas até isso acontecer, a partir de segunda-feira os beneficiários terão de solicitar directamente ao Governo Regional «a comparticipação no preço dos medicamentos que até agora era logo descontada pelas farmácias no ato de compra».
Em Dezembro, a ANF tomou igual posição, depois de o Executivo liderado por Alberto João Jardim ter deixado de cumprir o plano, mas recuou na sequência da garantia da sua execução.