Mundo

Aulas continuam na Universidade de Atenas apesar de greve geral

Manifestação em dia de greve geral na Grécia Reuters

A professora Ana Maria Soares, que lecciona português na Universidade de Atenas, diz que, por enquanto, não tem havido protestos nem de professores, nem de alunos.

A Universidade de Atenas continua a funcionar normalmente apesar da greve geral de 24 horas que foi decretada para esta terça-feira, indicou uma professora portuguesa que lecciona neste estabelecimento de ensino.

Em declarações à TSF, Ana Maria Soares confirmou que a «universidade está a funcionar muito bem», porque «não tem havido greve de professores nem ocupações por parte dos estudantes».

«Estão muito preocupados em ter boas notas e saírem do país possivelmente», adiantou este professora de português, que notou um decréscimo nos transportes nas ruas de Atenas.

Apesar disto, Ana Maria Soares entende que a «vida está a funcionar de um modo normal» apesar da redução dos transportes, que continuam a funcionar para que servir as «pessoas que querem participar na manifestação mais tarde».

«As pessoas estão um bocado preocupadas, mas por enquanto ainda não há nada nas ruas que possa demonstrar que há conflito e problemas», concluiu.

A greve desta manhã implica uma redução no funcionamento de escolas, ministérios e hospitais, devendo também os barcos ficar nos portos, uma vez que os marinheiros anunciaram a participação na paralisação desta terça-feira.

Os comboios deverão parar o dia inteiro, o mesmo não acontecendo com os aviões, já que os controladores aéreos não participam no protesto organizado pelos dois principais sindicatos gregos.