Mundo

Durão Barroso reitera que Bruxelas quer Grécia na zona euro

O presidente da Comissão Europeia voltou a defender, em Bruxelas, que o lugar da Grécia é na zona euro, depois de a comissária Neelie Kroes ter afirmado que a exclusão do país não seria um drama.

«Queremos que a Grécia permaneça no euro», afirmou José Manuel Durão Barroso, em declarações à imprensa por ocasião de um encontro com Jacques Delors, antigo presidente da Comissão Europeia.

O presidente da Comissão repetiu também uma mensagem na qual tem insistido, ao afirmar que «os custos de uma saída da Grécia do euro seriam mais elevados que os custos de continuar a apoiar a Grécia».

Já na conferência de imprensa diária de hoje, a Comissão se vira forçada a reiterar esta ideia, à luz das polémicas declarações da comissária responsável pelas novas tecnologias, Neelies Kroes, que disse a um jornal holandês que uma eventual saída da Grécia da União Europeia (UE) «não era um drama».

Um porta-voz do executivo comunitário, Olivier Bailly, afirmou que a Comissão Europeia reiterou pretender que a Grécia permaneça na zona euro, posição que é também defendida pelo Eurogrupo, e sustentou que a comissária e vice-presidente da Comissão não apresentou como «cenário provável» uma saída da Grécia.