Mundo

Grécia: Nova greve geral contra as medidas de austeridade

Gregos protestam contra as medidas de austeridade

Os dois principais sindicatos gregos dos setores público e privado voltaram a convocar uma greve geral, na sexta-feira e sábado, contra as novas medidas de austeridade.

A paralisação irá acontecer depois de, terça-feira, mais de 20.000 pessoas se terem manifestado em Atenas e Salónica contra as novas políticas de austeridade impostas pela 'troika'.

Entretanto, Evangelos Venizelos disse hoje esperar que os ministros das Finanças da zona euro, que se reunem em Bruxelas, tomem uma «decisão positiva» relativamente ao plano de ajuda à Grécia.

«Parto para Bruxelas com a esperança de que o Eurogrupo tome uma decisão positiva no que se refere ao novo plano de ajuda», declarou o ministro grego das Finanças, depois de uma reunião entre o seu governo e representantes da 'troika', que terminou sem consenso sobre eventuais cortes nas pensões.

Um acordo com a 'troika' para que a Grécia receba um novo empréstimo de 130 mil milhões de euros que evite a bancarrota continua num impasse, apesar das intensas negociações que decorreram esta noite sem, porém, produzirem um consenso generalizado.