O primeiro-ministro chinês garantiu, esta terça-feira, aos líderes europeus que a China está pronta a aumentar a participação nos esforços para resolver a crise da dívida soberana na Zona Euro.
O chefe do governo chinês, Wen Jiabao, não especificou, mas disse que a China apoia os esforços em curso na União Europeia.
Na cimeira China-UE os lideres europeus, junto com o primeiro-ministro chinês, disseram que entrámos na era da interdependência.
O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, afirmou que a parceria da Europa com a China é uma das mais importantes do mundo.
Num comunicado conjunto, divulgado esta terça-feira, a cimeira China-UE refere um futuro com mais oportunidades para investimento e que Pequim assumiu o compromisso de dar às empresas europeias o mesmo tratamento que dá às empresas chinesas.
O comércio continua a ser a área mais importante da cooperação, sendo que as trocas comerciais por dia chegam a mais de mil milhões de euros.
Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, referiu que a Europa também contribuiu para o sucesso da China como seu maior parceiro comercial.
Novas áreas de cooperação foram agora anunciadas e vão passar pelos sectores da energia, Internet e urbanização sustentável.