Economia

Passos diz que setor exportador está a saber responder à crise

Passos Coelho Direitos Reservados

O primeiro-ministro elogiou, esta segunda-feira, o setor exportador, frisando que está a saber responder à crise e esperando que o exemplo seja seguido por outros.

«A união monetária, longe de nos colocar constrangimentos de competitividade, tem sido um desafio e uma oportunidade a que muitos em Portugal, a começar pelos nossos exportadores, têm sabido responder», começou por destacar Pedro Passos Coelho, que discursava no Salão Internacional do Vinho, Pescado e Agro-Alimentar, que decorre de hoje a quarta-feira em Lisboa.

O chefe do Governo destacou que «as exportações de bens e serviços aumentaram 13,3 por cento no ano passado face a 2010, um das taxas de crescimento mais elevadas da Zona Euro».

Para Passos Coelho, mais importante do que esse dado é o fato de o volume das exportações em 2011 ter excedido «significativamente o volume registado em 2008, antes da atual crise financeira».

«Podíamos ser inclinados a dizer que o nosso setor exportador já ultrapassou a crise e aguarda pacientemente pelo resto da nossa economia», considerou, apelando aos empresários para não ficarem a aguardar.