Economia

Governo pede aos autarcas informações precisas sobre valor das dívidas

Dívida das autarquias dr

Esta segunda-feira, seguiu para todas as Câmaras Municipais uma carta do Governo, com duas assinaturas, em que são pedidas informações sobre a situação financeira das autarquias.

A carta é assinada pelos ministros Vítor Gaspar e Miguel Relvas, e não podia ser mais clara.

Em três parágrafos pede-se ao presidente da Câmara Municipal que envie para a Inspecção Geral de Finanças os seguintes dados sobre a situação financeira do respectivo município: o montante global da dívida de curto prazo e montante global da dívida de médio e longo prazo.

O documento, a que a TSF teve acesso, data de 24 de Fevereiro mas só esta segunda-feira foi enviado para todas as Câmaras de Norte a Sul do país.

O ministro das Finanças e o ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares aguarda agora pelas respostas até ao dia 15 de Março. Enquanto esperam, argumentam que os elementos que tentam recolher são cruciais para terem uma visão geral e compreensiva da situação financeira dos municípios.

Gaspar e Relvas apelam ao sentido de cooperação institucional entre autarquias e Estado fazem questão de sublinhar, no documento, o profundo respeito pela autonomia da administração local mas terminam a carta com uma espécie de aviso: da verdade sobre as contas dos municípios depende a consolidação da cooperação de que o país tanto precisa.