Economia

Autarcas criticam «circo mediático» em torno da carta enviada às câmaras

Função pública Direitos Reservados

O vice-presidente da ANMP criticou, esta terça-feira, o que diz ser um «circo mediático» em torno da carta enviada aos autarcas pelo Governo relativa às dívidas das câmaras.

Esta segunda-feira, seguiu para todas as Câmaras Municipais uma carta do Governo em que são pedidas informações sobre a situação financeira das autarquias.

O vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) considerou este pedido do Governo «absolutamente normal, porque no mês de março os municípios têm de aprovar as contas».

O social-democrata Ribau Esteves disse só não entender o «circo mediático à volta da carta» e o fato de ser do conhecimento dos jornalistas antes de ser do conhecimento dos presidentes das câmaras.

«Os municípios em Portugal só são responsáveis por quatro por cento da nossa dívida. O Governo, gestor direto da administração central, é responsável por 96 por cento da dívida do país», destacou.

Para Ribau Esteves, «é muito importante» que os governantes «possam concentrar a energia nos 96 por cento do problema» em vez de serem sistematicamente arranjados «epifenómenos» relativos aos quatro por cento do problema, que também é necessário resolver.