O príncipe Johan Friso de Orange-Nassau, segundo filho da rainha Beatriz da Holanda, que ficou gravemente ferido numa avalancha na Áustria, foi hoje transferido para Londres, onde está hospitalizado, divulgou a casa real holandesa.
«O príncipe Friso chegou hoje a Londres, o seu local de residência há vários anos», indicou a casa real, em comunicado.
«Com base em pareceres médicos, o hospital de Wellington foi o escolhido» para receber o príncipe no seu atual estado de saúde, referiu a mesma nota informativa.
«Londres oferece igualmente aos filhos do príncipe as melhores perspetivas de estabilidade e continuidade», sublinhou ainda a casa real.
Johan Friso, de 43 anos, foi apanhado no passado dia 17 de fevereiro por uma avalancha na estância turística de Lech (oeste da Áustria) e esteve soterrado cerca de 20 minutos.
Após ter sido reanimado no local, o príncipe foi transportado de helicóptero para o hospital universitário de Innsbruck (oeste).
No passado dia 24 de fevereiro, o responsável da unidade de cuidados traumatológicos do hospital, Wolfgang Koller, admitiu que Johan Friso poderá nunca recuperar a consciência.
«Devido ao tempo passado sob a neve, o cérebro não recebeu oxigénio suficiente», explicou Koller, precisando que depois da realização de exames, «tornou-se claro que a falta de oxigénio provocou danos maciços no cérebro do paciente».
O príncipe Johan Friso é o segundo filho da rainha Beatriz e irmão de Guilherme Alexandre. Casou-se em 2004 com Mabel Wisse Smit. Pai de duas raparigas, Luana, de seis anos, e Zaria, de cinco anos, vive com a família em Londres.