O Vitória de Setúbal bateu, esta noite, em casa o Sporting por 1-0, no jogo que fechou a ronda de sábado da 21ª jornada da liga portuguesa de futebol.
O árbitro André Gralha assinalou uma grande penalidade a favor do Sporting, por derrube a Rubio, dentro da grande área do Vitória de Setúbal, mas que foi desperdiçada por Matias Fernandez.
Mas antes, André Gralha deixou outras duas grandes penalidades por marcar a favor da equipa leonina.
Além dos erros de arbitragem, o Sporting tem também de se queixar de si próprio, dado que não fez um único remate digno desse nome nos primeiros 45 minutos de jogo.
Com Ribas no lugar de Van Wolfswinkel (não viajou para Setúbal devido a uma gastroenterite), sem grandes vantagens, o Sporting foi pouco mais do que uma equipa inofensiva em termos atacantes na etapa inicial.
No Vitória de Setúbal, José Mota fez avançar Miguelito para extremo esquerdo e entregou a posição de defesa esquerdo a Peter Suswam, beneficiando a produção ofensiva do Vitória de Setúbal.
Mais atrevida, a equipa sadina beneficiou da primeira oportunidade de golo logo aos seis minutos, por intermédio de Bruno Amaro, que, na transformação de um livre, proporcionou uma boa defesa a Rui Patrício.
Aos 12 minutos novo aviso do Vitória de Setúbal, com Targino a aproveitar um falhanço monumental de Polga a meio campo e a isolar-se, mas o remate foi ao poste direito da baliza de Rui Patrício.
Numa jogada muito semelhante, o Vitória de Setúbal acabou mesmo por chegar ao golo por intermédio de Bruno Amaro, que consegui tirar partido de um mau passe de Xandão e correr isolado em direção à baliza de Rui Patrício.
O guarda-redes do Sporting Rui Patrício ainda conseguiu defender um primeiro remate mas, na recarga, Bruno Amaro fez o primeiro golo da partida. Xandão ainda afastou a bola, mas o árbitro auxiliar foi perentório a dar a indicação de que a bola tinha passado a linha de golo da baliza do Sporting.
A vencer por 1-0, o Vitória de Setúbal manteve o controlo da partida até final da etapa inicial, período em que foi sempre a melhor equipa em campo.
Na etapa complementar, o Sporting subiu de produção, foi a equipa mais ofensiva, já com Carrillo e Matias Fernandez, mas sempre com o Vitória de Setúbal a espreitar a possibilidade de responder em contra-ataque.
Apesar de prejudicado pela arbitragem, o Sporting acabou, no entanto, por ser o principal culpado pela derrota por 1-0 no Bonfim, ao desperdiçar a conversão da grande penalidade por intermédio de Matias Fernandez, que rematou ao poste, depois de um primeiro desvio do guarda-redes Diego.
Já depois do jogo terminar, o árbitro expulsou Carrillo, que terá agredido um jogador do Vitória de Setúbal já depois do apito final.
Com esta primeira derrota de Sá Pinto no comando técnico do Sporting, os "leões" podem perder o quarto lugar, caso o Marítimo pontue domingo na visita ao Vitória de Guimarães.
Ficha de jogo:
Marcador:
1-0, Bruno Amaro, 19 minutos.
Equipas:
- Vitória de Setúbal: Diego, Peter Suswam (Tengarrinha, 65), Ricardo Silva, Amoreirinha, Igor, Hugo Leal, Miguelito, Bruno Amaro, Bruno Gallo, Targino (Djikiné, 93) e Rafael Lopes (Bruno Severino, 75).
Suplentes: Ricardo, Tengarrinha, Djikiné, Bruno Severino, Gonçalo Graça, Gonçalo Reyes e Alex Zahavi
- Sporting: Rui Patrício, Árias, Xandão, Polga (Rubio, 76), Insúa, Daniel Carriço (Matias Fernandez, 46), Elias, Schaars (Carrillo, 46), Izmailov, Capel e Ribas.
Suplentes: Marcelo Boeck, Evaldo, Matias Fernandez, Carrillo, Pereirinha, André Santos e Diego Rubio
Árbitro: André Gralha (Santarém).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Peter Suswam (14), Ricardo Silva (27), Capel (39), Ribas (58), Igor (65), Elias (66), Insúa, 90), Bruno Amaro (93). Cartão vermelho para Carriço (após o final do jogo).
A assistir a este encontro no estádio do Bonfim estiveram cerca de seis mil espetadores.