Política

PCP acusa Governo de ser responsável pela morte antecipada de idosos

O PCP acusou o Governo de ser responsável pela «morte antecipada de muitos portugueses», em especial idosos, por causa dos cortes na saúde, o que o primeiro-ministro disse «repudiar inteiramente», negando-se a entrar num «jogo político».

«Quero aqui fazer uma afirmação que é simultaneamente uma acusação. Aquilo que se está a fazer no plano da saúde, particularmente aos mais idosos, negando-lhes a possibilidade de transporte, negando-lhes a possibilidade de uma consulta atempada, de uma exame atempado, responsabiliza este Governo pela morte antecipada de muitos portugueses, particularmente de idosos», disse o secretário-geral do PCP.

Na resposta, o primeiro-ministro disse «repudiar inteiramente a afirmação» de Jerónimo de Sousa.

«É a primeira vez que lhe oiço uma afirmação desta natureza. E se a repetir, deixo aqui desde já de antemão um firme repúdio por esse tipo de jogo político. É um jogo político que eu não faço», acrescentou.

O primeiro-ministro garantiu ainda que «toda a área social tem sido orientada justamente para proteger aqueles que têm menos recursos e estão mais desamparados», destacando o novo regime de taxas moderadoras, a atualização dos passes sociais para os transportes ou novas regras que serão adotadas para a atribuição do Rendimento Social de Inserção.