O Governo e a Associação Nacional de Municípios vão estudar, em conjunto, uma forma de ajudar as autarquias em dificuldades financeiras. O compromisso foi estabelecido esta tarde.
O encontro desta tarde, entre o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, o presidente da Associação Nacional de Municípios, Fernando Ruas, e o ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, surgiu na sequência da carta enviada aos autarcas para, até dia 15 deste mês, comunicarem a real dimensão da dívida das câmaras.
À saída da reunião, que durou mais de duas horas, Fernando Ruas revelou um dos problemas: «Nós não sabemos exactamente quais são os municípios em dificuldade, até porque podemos estar a dar aqui um número e amanhã já haver mais municípios em dificuldade».
Assim sendo, Fernando Ruas definiu que o objectivo imediato é estudar.
«Ficaram uma série de coisas agendadas de trabalho de casa, que vamos fazer, e voltaremos a reunir para tratar deste assunto», referiu.
O presidente da Associação Nacional de Municípios não exclui nenhuma saída, nem mesmo passar as dívidas das autarquias aos bancos para as mãos do Estado, no sentido de «resolver a situação desses municípios».
Tempo é que já não há muito. Fernando Ruas assumiu que a solução terá de ser encontrada nas próximas reuniões com Pedro Passos Coelho e Miguel Relvas.