A FPF vai analisar e deliberar na próxima quinta-feira sobre o alargamento dos campeonatos. Fonte federativa explicou à TSF que a não ratificação é o cenário mais provável.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai analisar e deliberar na próxima quinta-feira sobre a decisão da Assembleia Geral da Liga de clubes, que aprovou o alargamento do campeonato para 18 clubes, sem qualquer descida de divisão.
À TSF, fonte federativa explicou que a direção reúne com os sócios da FPF para analisar a questão do Totonegócio, mas haverá um ponto adicional na ordem de trabalhos para avaliar o alargamento.
A não ratificação é o cenário mais provável, pois, segundo a fonte ouvida pela TSF, a Federação deve sempre acautelar a verdade desportiva neste tipo de mudanças.
Com um alargamento que não contempla descidas, decidido a oito jornadas do fim do campeonato, a verdade desportiva pode ser questionada e há um contrato programa em vigor entre a Federação e a Liga que tem de ser renegociado por se alterarem o número de participantes.
Aguarda-se, portanto, uma posição sobre o assunto na próxima quinta- feira, não esquecendo que a próxima jornada da Liga arranca logo na sexta-feira, com dois jogos: o Nacional - FC Porto e o Benfica - Beira Mar.
Caso a Federação rejeite a pretensão da Liga, esta pode ainda recorrer para o Conselho Nacional do Desporto, que é liderado pelo Secretário de Estado do Desporto, Alexandre Mestre.