Mundo

Grécia não vai conseguir formar Governo, diz líder da Esquerda Democrática

A Grécia não vai conseguir formar um Governo de coligação, preconizou hoje Fotis Kouvelis, líder da Esquerda Democrática, um pequeno partido moderado.

«Nenhum Governo de coligação pode emergir», acrescentou o político, antes do início das conversações agendadas pelo presidente Carolos Papoulias, na tentativa de encontrar uma solução de Governo no atual quadro parlamentar.

Fotis Kouvelis salientou a impossibilidade de formar Governo sem a presença dos radicais do Syriza, a segunda força política mais votada.

«Um Governo sem o Syriza não terá o necessário apoio popular e parlamentar», disse Kouvelis, antigo membro daquele partido, que abandonou em 2010.

Alexis Tsipras, líder do Syriza, já anunciou que não vai participar na reunião convocada pelo Presidente, para a qual foram chamados outros partidos como a Nova Democracia e o Pasok.

A Grécia vive um momento político conturbado e a impossibilidade de formação de Governo até quinta-feira, quando a nova composição do Parlamento se reunir pela primeira vez, obrigará à marcação de novas eleições em junho.

O impasse e as duvidas dos investidores sobre a crise das dividas soberanas da Europa, com os problemas da Grécia em primeiro lugar, estão a criar incertezas no mercado.