Economia

Seguro critica «disparate» do aumento do IVA

António José Seguro

O secretário-geral do PS classificou o aumento do IVA para a restauração e setor do turismo como «um disparate», apontando a situação como um exemplo de austeridade «estúpida».

«Este foi um erro que o Governo cometeu. O aumento do IVA foi um disparate», afirmou o secretário-geral socialista, António José Seguro, em declarações aos jornalistas no final de uma reunião com uma delegação da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

Prometendo estar ao lado dos trabalhadores e dos donos de restaurantes e de unidades hoteleiras que «fazem contas à vida e não conseguem arranjar dinheiro para pagar aquilo que são as suas responsabilidades», António José Seguro considerou o aumento do IVA para este setor como «um erro» e um «disparate», apontando o caso como um «exemplo de austeridade do custe o que custar».

«Uma austeridade - desculpem a expressão - uma austeridade estúpida, porque o que nós precisamos é conciliar o emprego e o crescimento económico com uma austeridade inteligente, que não deite fora aquilo que são ainda atividades que conseguem garantir níveis de emprego como é a restauração», sublinhou.