Vida

À descoberta da Ucrânia - Odessa, história e praias

Depois de Lviv e de Kiev, falamos hoje de Odessa, uma das cidades da Ucrânia mais visitadas pelos turistas.

Odessa é a quarta maior cidade da Ucrânia em termos populacionais, com pouco mais de um milhão de habitantes, mas uma das que atrai mais turistas por causa das praias e dos vários hotéis. As praias mais populares são as de Lanzheron, Malibu, Otrada e Arcadia.

Os 23ºC de temperatura média em Julho faz de Odessa a capital do verão da Ucrânia.

[youtube:E1Isk0l-TVM]

Embora o ucraniano seja a língua oficial, o russo é a língua mais utilizada pelos habitantes de Odessa, isto porque na cidade existe uma mistura de várias nacionalidades e grupos étnicos: russos, ucranianos, judeus, gregos, moldavos, búlgaros, caucasianos, alemães, coreanos, entre outros. Por causa desta mistura de nacionalidades, os habitantes de Odessa cedo se habituaram a conviver num ambiente de hospitalidade e cordialidade, características que transmitem aos visitantes.

[youtube:g26Z5TRSv9c]

A grande atracão da cidade é a rua Deribasovskaya, assim chamada em homenagem ao fundador de Odessa, José de Ribas, assim como a Praça da Grécia. Hoje em dia, grande parte desta área é fechada ao tráfego e, assim como o Jardim Público, está entre os destinos turísticos mais populares. Ali estão situados inúmeros cafés, lojas e hotéis, pelo que a vida noturna é também uma realidade na rua Deribasovskaya

Quem visitar Odessa não pode deixar de passar pelas escadas Potemkin, que ficaram imortalizadas pelo filme de 1925, «O Encouraçado Potemkin», do realizador russo Sergei Eisenstein e que revela imagens da violenta repressão pela guarda do Czar.

[youtube:DLEE2UL_N7Q]