A agência de notação financeira Moody's disse na sexta-feira que a eventual saída da Grécia da Zona Euro pode conduzir à baixa dos ratings das principais economias europeias, incluindo a Alemanha, noticia a AFP.
A Moody's acrescentou que um plano da União Europeia para resgatar o setor bancário de Espanha pode levar a um corte da nota da dívida pública espanhola, devido ao «risco crescente para os credores do país».
«Uma saída da Grécia da Zona Euro poderia levar a perdas substanciais para os investidores em títulos gregos, tanto diretamente, em resultado da redenominação, como indiretamente, em resultado de uma severa crise económica que provavelmente se iria seguir», acrescentou a agência de notação financeira.
«Se a Grécia sair do euro, colocando uma ameaça à continuação do euro, a Moody's irá rever todas as notas das dívidas públicas da Zona Euro, incluindo as dos Estados com triplo A», adiantou a Moody's.
Os Estados nestas condições são Alemanha, Áustria, França, Finlândia, Luxemburgo e Países Baixos.
A Espanha estava, na sexta-feira, sob pressão quanto a um pedido de resgate europeu para os bancos, cujas necessidades são estimadas em dezenas de mil milhões de euros.
Segundo a agência AFP, mesmo que o governo espanhol, hostil a um plano de ajuda global para a economia de Espanha, assegure que nenhuma decisão foi ainda tomada sobre um eventual pedido de ajuda financeira para a banca, uma reunião de altos responsáveis da Zona Euro, dedicada a esta questão, era apontada em Bruxelas para hoje.
Na segunda-feira é aguardada a divulgação de um relatório do Fundo Monetário Internacional, que, de acordo com a imprensa, estima em 40 mil milhões de euros as necessidades da banca espanhola.