Euro 2012

Causadores de confrontos no Polónia-Rússia são «idiotas», diz PM polaco

Depois de Vladimir Putin ter lembrado que a Polónia é responsável pela segurança dos adeptos estrangeiros no Euro 2012, Donald Tusk lembrou que estes atos de violência «não foram verdadeiramente uma batalha histórica russo-polaca».

O primeiro-ministro polaco classificou de «idiotas» os causadores dos confrontos que se verificaram à margem do Polónia-Rússia, realizado na terça-feira em Varsóvia e que acabou num empate a um golo.

«Esta violência não foi verdadeiramente uma batalha histórica russo-polaca, mas parece assemelhar-se mais ao ajuntamento de uma centena de idiotas de uma parte e de outra», explicou Donald Tusk.

Numa declaração à imprensa, Tusk «prometeu dar a todos, uma lição, quer sejam polacos, russos ou quem quer que sejam».

Estas declarações surgiram após o presidente russo, Vladimir Putin, ter lembrado a Tusk que a Polónia é responsável pela manutenção da ordem e segurança dos adeptos estrangeiros durante o Euro 2012.

Estes incidentes à margem do Polónia-Rússia resultaram na detenção de 184 pessoas, na sua maioria polacos, por hooliganismo em confrontos que provocaram cerca de uma vintena de feridos.

Redação