Euro 2012

Bilek, o selecionador checo em união com os jogadores

No final do jogo que deu o apuramento da república Checa os jogadores cantaram o nome do selecionador no balneário. Bilek agradece, enquanto prepara o jogo com Portugal e as suas «individualidades deslumbrantes».

Michal Bilek é um treinador que caíu na graça dos jogadores checos, depois de ter sido criticado e até condenado ao fracasso por ter começado o Euro 2012 a sofrer uma goleada frente à Rússia.

O encontro com a Polónia espantou os fantasmas e agora a República Checa está mais viva do que nunca. A ponto dos próprios jogadores terem cantado o nome do treinador no balneário em Wroclaw, no último jogo do grupo A, que deu a qualificação para a fase seguinte.

Numa entrevista ao UEFA.COM, Michal Bilek fala de um momento de «satisfação total». Ao comentar o apoio dos jogadores, depois do triunfo no grupo A, o selecionador checo prefere salientar o «apoio mútuo que resulta em união entre todos».

Michal Bilek não vê a hora de jogar contra Portugal, uma equipa «com excelentes jogadores, que teve um desempenho muito bom no último jogo», com a Holanda.

Aliás, o treinador checo olha para as individualidades «deslumbrantes» de Portugal e destaca a fama mundial de Nani e Cristiano Ronaldo, que «gostam de ter espaço para usar a velocidade. Por isso, há que ter muita atenção», sugere Bilek, sobretudo ao potente remate de Ronaldo, que está sempre a tentar marcar, estando por isso no topo dos melhores goleadores do mundo.

Entretanto Rosicky já está junto da equipa, em Wroclaw, depois de ter sido submetido ao tramento de uma inflamação do tendão de Aquiles, em Praga.

Há poucas esperanças de que o capitão e criativo da equipa possa alinhar frente a Portugal. O médio do Arsenal fará um derradeiro teste esta quarta feira, para saber se pode ou não ser mais um trunfo para os checos, nestes quartos final.