Empresas

EDP paga mais de 4ME a clientes por anomalias nos contadores

EDP dr

A auditoria da ERSE conclui que no total as anomalias detetadas nos contadores bi-horários afetaram mais de 100 mil clientes e determinou compensações automáticas, sem necessidade de reclamação.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) determina o pagamento de mais de quatro milhões de euros aos clientes da EDP que foram afetados por anomalias nos contadores bi-horários.

As falhas foram denunciadas em meados deste mês. Na altura, a elétrica portuguesa admitiu à TSF dois erros nos contadores com tarifa bi-horária.

De acordo com as contas da EDP, havia cerca de 30 mil contadores com tarifa bi-horária. O caso deu origem a uma auditoria por parte da ERSE.

Nas conclusões, hoje divulgadas, o regulador detetou 84 mil contadores incorretamente reparametrizados e cerca de 22 mil e 500 com relógios que apresentam insuficiente precisão.

Em ambos os casos, a ERSE determina o pagamento de compensações financeiras a todos os consumidores afetados. Os encargos serão suportados pelo operador da rede de distribuição e serão incluídos como crédito na faturação, devendo constar na fatura a origem e o valor referentes ao reembolso.

O pagamento deve ser feito na primeira fatura a emitir após terem decorrido 30 dias sobre a data de publicação da diretiva da ERSE e efetuado de forma automática e sem necessidade de reclamação dos consumidores.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos recomenda ainda uma verificação sistemática dos relógios dos contadores em todas as leituras e anuncia que vai encomendar a uma entidade externa e independente uma auditoria a potenciais anomalias de todos os contadores multi-tarifa.

Em reação às conclusões desta auditoria, o presidente executivo da EDP, António Mexia, diz que se confirmou que o número de clientes prejudicados é muito inferior ao que se dizia inicialmente e que a decisão do regulador era esperada.

António Mexia lembrou ainda que a empresa já se tinha disponibilizado para compensar os clientes e garantiu que quase todos os contadores com anomalias já foram substituídos.