Política

Governo desconhece realidade fora de Lisboa, diz Macário

O presidente da câmara de Faro diz que o Executivo «não está a ouvir com atenção» os autarcas e que ainda ninguém lhe provou qual é a vantagem de extinguir freguesias.

O presidente da câmara de Faro considerou que o Governo é cego, surdo e mudo no que toca à realidade fora de Lisboa numa crítica à reforma administrativa das autarquias.

Entrevistado no programa Bloco Central, na TSF, o social-democrata Macário Correia considerou ainda que o Executivo «não está a ouvir com atenção, simpatia e cortesia os autarcas».

Numa referência à reforma das freguesias, o autarca disse que ainda ninguém lhe provou «qual é a vantagem para a economia pública extinguir uma freguesia que presta um serviço real à população».

Macário Correia recordou que muitos presidente das juntas de freguesias «estão reformados e ganham zero pelo exercício das funções e outros ganham 300 euros» e só «nas grandes freguesias, que é um número diminuto, é que a tempo inteiro».

O presidente da câmara de Faro criticou também a «matriz» criada pelo Governo de cortar «50 por cento das freguesias urbanas e um terço das restantes» quando as «realidades são completamente diferentes».

«Esta é uma versão matemática de uma problema que tem história, sociologia, herança, cultura e tem dignidade das pessoas. Isto não está a ser visto», adiantou.