As taxas Euribor caíram hoje em todos os prazos para novos mínimos históricos, em dia de reunião mensal do Banco Central Europeu (BCE) que está a provocar grandes expectativas nos mercados.
Segundo a fixação diária da Federação Europeia de Bancos, a Euribor a seis meses, usada em Portugal como referência no crédito à habitação, caiu 0,007 pontos para 0,657 por cento.
No prazo a três meses, principal indexante na utilização do crédito às empresas, a Euribor caiu 0,006 pontos para 0,375 por cento.
Já a nove e 12 meses cederam 0,008 pontos para 0,797 e 0,929 por cento.
As taxas Euribor continuam, assim, a transacionar em mínimos históricos, acompanhando a queda da taxa de juro diretora da zona euro, que em julho foi cortada para 0,75 por cento.
Os mercados aguardam com expectativa a reunião do Banco Central Europeu (BCE) de hoje, depois de o presidente do BCE, Mario Draghi, ter dito na semana passada que tudo fará para que a moeda única sobreviva à crise.
As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de bancos está disposto a emprestar dinheiro no mercado interbancário.