Economia

Euribor renovam mínimos históricos em dia de reunião do BCE

As taxas Euribor caíram hoje em todos os prazos para novos mínimos históricos, em dia de reunião mensal do Banco Central Europeu (BCE) que está a provocar grandes expectativas nos mercados.

Segundo a fixação diária da Federação Europeia de Bancos, a Euribor a seis meses, usada em Portugal como referência no crédito à habitação, caiu 0,007 pontos para 0,657 por cento.

No prazo a três meses, principal indexante na utilização do crédito às empresas, a Euribor caiu 0,006 pontos para 0,375 por cento.

Já a nove e 12 meses cederam 0,008 pontos para 0,797 e 0,929 por cento.

As taxas Euribor continuam, assim, a transacionar em mínimos históricos, acompanhando a queda da taxa de juro diretora da zona euro, que em julho foi cortada para 0,75 por cento.

Os mercados aguardam com expectativa a reunião do Banco Central Europeu (BCE) de hoje, depois de o presidente do BCE, Mario Draghi, ter dito na semana passada que tudo fará para que a moeda única sobreviva à crise.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de bancos está disposto a emprestar dinheiro no mercado interbancário.