O rover Curiosity aterrou na superfície de Marte esta segunda-feira às 6:31 (hora de Lisboa). A NASA já recebeu as primeiras imagens da superfície do planeta vermelho.
O robot Curiosity aterrou com sucesso, esta segunda-feira de manhã às 6:31 (hora de Lisboa) no planeta Marte, anunciaram as equipas da NASA em Pasadena, na Califórnia.
A aterragem do rover na superfície marciana foi aplaudida de forma efusiva e lágrimas de alegria pelos engenheiros e cientistas que se encontram no Jet Propulsion Laboratory, em Pasadena.
O Curiosity começou a enviar as primeiras imagens da superfície de Marte momentos depois da aterragem, começando assim com sucesso a sua missão de dois anos.
Este veículo de seis rodas, o maior engenho enviado pelo Homem para Marte, é a esperança dos cientistas para se vir a saber mais a respeito do Planeta Vermelho.
Este rover de seis rodas, com 900 quilogramas de peso, tem instrumentos de alta precisão, incluindo um laser para fazer intervenções no solo, para recolher amostras e depois analisá-las.
O Curiosity tem ainda um mastro com câmaras de alta definição e outros instrumentos para analisar o ambiente e procurar moléculas de metano, um gás frequentemente ligado à presença de vida.
Os responsáveis por esta missão acreditam que a bateria de plutónio do Curiosity funcionará sem interrupções durante a próxima década.