Empresas

Executivo recebeu seis propostas de compra dos estaleiros de Viana

Estaleiros de Viana do Castelo dr

Na corrida à compra dos estaleiros navias estão os alemães da Ferrostaal (do negócio dos submarinos), dois grupos portugueses e empresas do Brasil, Rússia, EUA, Alemanha e Noruega.

Fonte governamental nota que estas são ainda propostas não vinculativas apresentadas no âmbito da primeira fase do processo de reprivatização dos estaleiros navais de Viana do Castelo, que terminou na passada segunda-feira.

Só agora será elaborado o caderno de encargos definitivo para apresentação de propostas vinculativas até meados de setembro.

Um dos grupos portugueses interessados na reprivatização dos estaleiros apresenta a proposta em consórcio com uma empresa alemã.

O Jornal de Negócios diz tratar-se do grupo dono da Ferrostaal, a empresa envolvida no polémico caso da venda de dois submarinos a Portugal.

Em reação a esta notícia, a Comissão de Trabalhadores dos Estaleiros de Viana do Castelo entende que o interesse manifestado por estes seis candidatos é prova que se trata de uma empresa com futuro.

Ouvido pela TSF, António Costa, da comissão, reafirmou por isso que os estaleiros devem permanecer no sector empresarial do Estado.

Notícia atualizada às 10h50