Portugal

RTP: Conselho de Ministros não confirma Alberto da Ponte como novo presidente

O Conselho de Ministros não formalizou hoje Alberto da Ponte como novo presidente da RTP, cenário que poderia ter sucedido depois de na quarta-feira a página na Internet da rádio e televisão pública ter confirmado o nome.

«O Conselho de Ministros deliberou mandatar o representante do acionista Estado para, na sequência das cartas de renúncia dos administradores da RTP procederem à eleição dos novos membros do Conselho de Administração da empresa», é referido no comunicado resultante do Conselho de Ministros de hoje.

O antigo presidente da Sociedade Central de Cervejas Alberto da Ponte será o novo presidente do conselho de administração da RTP, de acordo com informação disponível na quarta-feira na própria página na Internet da RTP.

No 'site' é referido também que no conselho de administração mantém-se Luiana Nunes, que transita da administração anterior, e que José Lopes Araujo, da direcção jurídica da RTP, passa a vogal do conselho de administração.

Alberto da Ponte deixou este ano o cargo de presidente da Sociedade Central de Cervejas (SCC), tendo rumado à Holanda para assumir funções na Heineken. O responsável foi presidente da SCC durante oito anos.

A antiga administração da RTP, liderada por Guilherme Costa, pediu a demissão do cargo na semana passada, a qual foi aceite pelo ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas.

O pedido de demissão surgiu na sequência do anúncio do consultor do Governo para as privatizações, António Borges, de que a proposta em cima da mesa é da concessão da RTP a privados, ao contrário da indicação anterior de que seria privatizado um canal.

A administração tornou público na semana passada que era contra esta posição.