A OPEP refere no seu relatório mensal que, perante um crescimento de 3 por cento da economia mundial, a procura de petróleo deverá aumentar 900 mil barris por dia este ano e 800 mil barris por dia em 2013.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) revelou ainda que produziu 31,4 milhões de barris por dia em agosto, 254 mil a mais quando comparado com julho e cerca de 1,5 milhões de barris a mais da estimativa da procura da OPEP para todo o ano de 2012.
Os preços do petróleo estavam hoje estáveis, com o mercado apreensivo em relação à reunião semanal da Reserva Federal americana (Fed) na quinta-feira e aos principais acontecimentos em toda a zona euro, disseram analistas à Associeted Press.
O 'brent' do Mar do Norte para entrega em outubro subiu 11 cêntimos, para 114,92 dólares o barril, em Londres, enquanto que em Nova Iorque, o crude caiu um cêntimo para 96,53 dólares o barril.
«O preço do petróleo está estável, apesar de um recuo modesto em Nova Iorque, porque os mercados estão à espera de ver o que acontece nas eleições holandesas de amanhã, da legalidade da Alemanha participar no Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM em inglês) e da decisão de quinta-feira da Fed», afirmou Jack Pollard, da Sucden Financial Research.
Na quarta-feira, o tribunal constitucional alemão vai decidir da legalidade de Berlim participar no ESM, o fundo de resgate para ajudar os países da zona do euro em crise.
No mesmo dia, a Holanda vota para eleger um novo parlamento, pela segunda vez em dois anos, depois de uma campanha apertada e dominada pela incerteza económica.
O mercado espera também que o presidente da Fed, Ben Bernanke, revele uma terceira ronda de compra de obrigações ou flexibilização quantitativa para alavancar a economia dos Estados Unidos, que tarda em recuperar devido à crise global.
O Fed disse na segunda-feira que o crédito ao consumidor caiu em julho após dez meses de ganhos, levantando preocupações sobre a confiança na economia, enquanto o desemprego permanece elevado na maior economia do mundo e consumidor de petróleo.