Orçamento

PS e Bloco de Esquerda assinalam consequências devastadoras de Orçamento

O PS entende que o Orçamento de Estado proposto pelo Governo terá um efeito devastador para os portugueses. O Bloco de Esquerda tem uma opinião semelhante.

O PS entende que o Orçamento de Estado proposto pelo Governo terá um efeito devastador para os contribuintes e que os «portugueses vão pagar em dobro a teimosia e o falhanço do Governo».

«Os portugueses vão ter de pagar muito mais de 2500 milhões para corrigir o falhanço na estratégia e na execução orçamental neste ano e outro tanto para pagar a insistência na receita e erro que já correu mal este ano», explicou o deputado Pedro Marques.

Reagindo à versão preliminar do Orçamento, este parlamentar do PS considerou que «desempregados, doentes e pensionistas, trabalhadores da classe média, classe média baixa e funcionários públicos serão afetados de uma forma devastadora por esta receita fiscal agravada por esta extorsão fiscal».

Por seu lado, o deputado João Semedo considerou que o Orçamento de Estado para 2013 «será demolidor, com efeitos demolidores para a esmagadora maioria das famílias portuguesas».

«Trata-se de um aumento brutal, como nunca se tinha verificado, nos impostos», que terá como consequência uma «retração muito agravada do poder de compra e, portanto, do consumo», acrescentou este parlamentar do Bloco de Esquerda.

João Semedo advinha um «efeito muitíssimo negativo na economia», com uma maior recessão maior em 2013, ano que findará com «tudo pior para o país e os portugueses».