Orçamento

Vítor Gaspar e o «enorme desvio» entre os portugueses e o Estado

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, disse hoje que há um «enorme desvio» entre o que os portugueses esperam do Estado e o que estão dispostos a pagar por isso.

«Existe aparentemente um enorme desvio entre o que os portugueses acham que devem ter como funções do Estado e os impostos que estão dispostos a pagar», disse Gaspar durante uma audiência na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças.

«Esse problema é fundamental, difícil», acrescentou o ministro.

Gaspar defendeu ainda que, sem as medidas de austeridade, «não teria sido possível concluir com sucesso quinto exame regular» da 'troika', o que «teria precipitado uma situação muito difícil para a sociedade portuguesa».

O ministro das Finanças reconhece também que o Orçamento vai trazer dificuldades acrescidas ao rendimento dos portugueses e reconhece que o corte da despesa fica àquem do que pretendia a "troika".