Vida

Arqueólogos descobrem cidade pré-histórica mais antiga da Europa

Localizada na Bulgária, no noroeste do país, a cidade pré-histórica mais antiga da Europa, com modestas dimensões, assentava numa riqueza principal: sal.

Em Provadia, terão vivido 350 pessoas, que faziam do sal, uma mercadoria muito valiosa, o comércio principal Acredita-se que os moradores ferviam água de uma fonte local e criavam uma espécie de tijolos de sal que depois vendiam e que eram usados para preservar a carne.

Os arqueólogos acreditam que Provadia foi um centro importante de produção de sal na região, perto do Mar Negro. Os vestígios remontam ao quinto milénio antes de Cristo.

Esta é a primeira vez que os arqueólogos descobrem vestígios tão antigos no Sudeste da Europa e da Anatólia Ocidental.

Como o sal era tão valioso, como o ouro na época, os especialistas acreditam que a necessidade de proteger esse bem pode ajudar a explicar as enormes muralhas de pedra que cercavam a cidade.

Nestas escavações, iniciadas em 2005, foram também descobertas, por exemplo ruínas de duas casas de dois andares e vários poços, que podem ter sido usados para rituais.

O comércio de sal fez da cidade um centro de poder económico e permitiu aos habitantes acumular riqueza. Daí que os arqueólogos relacionem agora esta descoberta com o tesouro que foi encontrado em 1972 numa necrópole perto de uma cidade vizinha, em Varna, e que até agora é considerado o mais antigo tesouro de objetos de ouro encontrado em qualquer lugar do mundo.