Na conferência de imprensa, no Centro Cultural de Belém (CCB), a chanceler alemã disse ter conversado detalhadamente sobre a criação de um banco de fomento em Portugal com Pedro Passos Coelho.
A chefe alemã, Angela Merkel, está interessada em acompanhar o processo de criação de um banco de fomento em Portugal, um tema que discutido, esta tarde, com o primeiro-ministro Passos Coelho.
Em conferência de imprensa no CCB, Merkel lembrou que também na Alemanha foi criado com sucesso uma instituição do género para apoiar as pequenas e médias empresas (PME's).
«Queremos ajudar na implementação de um banco de fomento através do KFW, o banco de reconstrução. Queremos ajudar na implantação de um banco idêntico aqui em Portugal e nós, políticos, vamos acompanhar esse processo», defendeu.
«Conversámos [a chanceler e o primeiro-ministro português] sobre o assunto detalhadamente. Aliás, um dos grandes impedimentos do crescimento é a dificuldade das empresas se financiarem no mercado. Por isso, temos de prestar a nossa contribuição», sublinhou Angela Merkel.