Vida

Circulação na linha ferroviária do Sul já foi restabelecida

Comboios dr

A circulação na linha ferroviária do sul, que liga o Algarve a Lisboa e estava interrompida desde o início da tarde em consequência do mau tempo, foi retomada às 20h15, disse à Lusa fonte da REFER.

A empresa que faz a gestão da linha ferroviária portuguesa estava a trabalhar para restabelecer a ligação no troço entre Santa Clara de Saboia e São Marcos da Serra, interrompida devido ao vento forte que hoje provocou quedas de árvores, destruiu telhados e virou carros em Silves e Lagoa, provocando treze feridos, três dos quais graves, segundo a Proteção Civil.

Os ventos fortes provocaram o corte da linha ferroviária do Sul, que faz a ligação entre Lisboa e o Algarve, onde se encontravam duas composições paradas por volta das 17h00, segundo fonte da CP.

A diretora de comunicação da CP - Comboios de Portugal, Ana Portela, precisou à Lusa que as composições que estavam paradas faziam a ligação Lisboa-Algarve e Algarve-Lisboa, mas um problema motivado pelo mau tempo impediu a sua passagem no troço entre Santa Clara de Saboia e São Marcos da Serra.

A mesma fonte disse que os passageiros que se encontravam retidos iriam ser «transportados de autocarro até ao comboio parado do lado contrário» e «as composições inverteriam a marcha para conduzir depois os passageiros até Lisboa e ao Algarve, respetivamente».

Igualmente retido, mas em Tunes, no Algarve, ficou um Alfa Pendular que fazia a ligação entre Faro e Lisboa, cujos passageiros iriam ser transportados, segundo a diretora de comunicação, diretamente até à estação do Oriente, em Lisboa.

Ana Portela disse que, logo após o forte vento se ter feito sentir no Algarve, a queda de árvores provocou a interrupção da linha ferroviária entre Silves e Estômbar, mas foi restabelecida em pouco tempo.

Redação