O governo norte-americano desenvolveu vários contactos durante o dia de hoje para procurar acabar com o confronto entre Israel e o Hamas, tentando que os seus aliados convencessem o movimento palestiniano a acabar com os disparos de projéteis.
Durante uma deslocação diplomática à Ásia, o Presidente Barack Obama falou com o seu homólogo egípcio, Mohammad Morsi, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, para discutir formas de acabar com a violência, noticiou a agência AP.
Obama realçou que o ónus estava sobre o Hamas para acabar com os disparos para Israel a partir da Faixa de Gaza, num dia em que foram disparados pelo menos 95 rockets, elevando o total para cerca de mil no atual confronto, que já causou a morte a pelo menos 100 palestinianos e três israelitas.
Em viajem hoje com Obama, de Myanmar para o Camboja, a secretária de Estado, Hillary Clinton, falou, por telefone, com os ministros dos Negócios Estrangeiros de França, Qatar e Turquia, bem como com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e com o primeiro-ministro egípcio.