Portugal

PSP confirma pedido à SIC e TVI para ver imagens dos confrontos

As televisões privadas garantem que disseram "não" ao pedido da Polícia de Segurança Pública (PSP). Mas, a polícia, que confirma o pedido para ver as imagens dos confrontos em São Bento, sublinha à TSF que não recebeu qualquer resposta da SIC e TVI.

A PSP confirma que pediu à SIC e à TVI que lhe fossem cedidas imagens da manifestação. Questionada pela TSF sobre o significado dessa cedência, a subcomissária Carla Duarte, porta-voz da PSP, clarifica que a polícia pediu a cópia dessas imagens, mas assegura que até agora ainda não teve qualquer resposta por parte de nenhuma das televisões.

Versão diferente é a das direções da TVI e da SIC, ambas garantem que recusaram o acesso da PSP às imagens.

Num contacto, esta noite, com a TSF, o diretor da SIC Notícias, António José Teixeira, confirmou que o pedido da PSP chegou a Carnaxide na sexta-feira, dois dias depois do protesto, e foi recusado.

António José Teixeira acrescenta que esta não foi a primeira vez que a polícia fez este tipo de solicitação. O mesmo aconteceu nos confrontos no Chiado, em março.

Antes, também a TVI fez saber que recebeu um e-mail, em que o gabinete de comunicação da PSP solicitava imagens, de preferência não editadas, para usar como meio de prova de atos classificados como crime. A TVI acrescenta que a polícia não concretiza de que crimes fala.

A direção de informação respondeu que apenas podia ceder as imagens que são do domínio público, ou seja, as que foram editadas e transmitidas. Todas as outras, diz a TVI, são consideradas material de trabalho dos jornalistas e estão abrangidas pelo sigilo profissional, portanto não são para divulgar.

Respostas que a PSP, através da sub-comissária Carla Duarte, assegura não ter ainda recebido.

Sobre um eventual pedido à RTP, a porta-voz da PSP não se pronuncia, com o argumento de que está em curso na televisão pública um processo de averiguações.