Portugal

Portas: Redução de efetivos vai ter consequências no acordo militar

Paulo Portas, ministro dos Negócios Estrangeiros Global Imagens

O ministro Paulo Portas afirmou hoje que a redução de efetivos norte-americanos na Base das Lajes vai ter consequências no acordo militar entre Lisboa e Washington e Lisboa.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, disse hoje em Torres Vedras que Portugal vai tomar «em breve» uma posição sobre a redução da presença norte-americana na base das Lajes, nos Açores.

«Portugal assumirá em breve a sua posição nacional sobre essa matéria», afirmou Paulo Portas, adiantando que a redução da Força Aérea norte-americana na Base das Lajes deve-se a uma diminuição de 500 mil milhões de dólares na segurança e na defesa americanas.

«A redução decidida pelos Estados Unidos terá obviamente consequências», admitiu o ministro, acrescentando que o Governo da República e o Governo Regional dos Açores devem articular-se para «reduzir o impacto da decisão do ponto de vista económico na Ilha Terceira, no concelho da Praia e no emprego».

Os Estados Unidos informaram Portugal sobre a ratificação de uma proposta da Força Aérea norte-americana que prevê uma forte redução da presença na Base das Lajes.