Saúde

Algumas mães estão a adotar comportamentos de risco com bebés, diz pediatra

A pediatra Cristina Matos explicou que o acrescentar de mais água ao leite em pó e a antecipação da introdução do leite de vaca pode causar problemas aos bebés de menor idade.

Algumas mães estão a acrescentar mais água ao leite em pó e outras que estão a dar leite de vaca a bebés com poucos meses, comportamentos considerados de risco, lembra uma pediatra.

Em declarações à TSF, Cristina Matos, pediatra da maternidade Alfredo da Costa, indicou que este tipo de comportamentos estão a surgir devido à crise económica.

«Quando não têm leite materno para dar aos bebés e têm de adoptar leite adaptado às vezes notamos que em algumas situações as mães estão a fazer uma maior diluição do leite, ou seja, mais água em relação ao pó», explicou.

A pediatra lembrou ainda que, de acordo com os inquéritos alimentares que têm sido feitos, se verifica a «antecipação da introdução da leite de vaca», que não é recomendado para crianças abaixo de um ano de vida.

Segundo Cristina Matos, este tipo de alimentação menos adequada pode provocar «gastroenterites, diarreias e alergias» e causar também alterações ao sistema imunológico.

«Pode fazer com que essas crianças tenham eczemas, asma», concluiu esta pediatra, que lembra que este tipo de alimentação não é adaptada a este tipo de crianças.

Redação