A 7 de dezembro de 2002, o Metro do Porto fez a sua primeira e curta viagem. Dez anos depois, a rede tem quase 70 quilómetros e serve 200 mil pessoas por dia. Apesar da importância reconhecida do projeto, a segunda fase de expansão está suspensa desde 2011 devido às dívidas acumuladas e à crise financeira.
Em entrevista à TSF, o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, diz que o Metro do Porto foi um sucesso, mas que é preciso não esquecer as enormes dívidas acumuladas. O secretário de Estado sublinha que o modelo financeiro atual não é sustentável e, por isso, não há data para recomeçar as obras de expansão da rede.
Uma confirmação do Governo que dá pouca esperança a Trofa. A cidade espera há vários anos pelo metro, mas em maio de 2011, o Governo de José Sócrates decidiu suspender o lançamento do concurso para a construção da segunda fase da rede. Ficava adiado o projeto de expansão que resultaria na construção de mais 40 quilómetros de linha e 40 estações.
A promessa adiada a Trofa é também um lamento do "pai político" e fundador da Metro Porto. Fernando Gomes defende que o projeto «revolucionou» o sistema de transportes da Área Metropolitana do Porto, mas falhou ao deixar a Trofa sem ligação.
Apesar de suspenso, o projeto cresceu muito nos últimos dez anos. No dia em que fez a primeira viagem, o Metro do Porto tinha uma só linha de 12 quilómetros e 18 estações. Atualmente, a rede tem quase 67 quilómetros, seis linhas e 81 estações.
Numa década, o metro do Porto transportou 380 milhões de clientes. Atualmente, em média são transportados 5 milhões por mês e num dia útil viajam 200 mil clientes, a maioria mulheres com menos de 35 anos, de classe média e com habilitações médias ou superiores.