A zona euro decidiu desbloquear uma nova tranche de 34 mil milhões de euros de ajuda à Grécia, anunciou hoje formalmente o Eurogrupo.
O anúncio foi feito pelo porta-voz do presidente do Conselho de Ministros da zona euro, Jean-Claude Juncker, no final de uma reunião do Eurogrupo, em Bruxelas.
«Demos hoje a nossa aprovação final ao segundo desembolso de 49,1 mil milhões de euros do segundo resgate à Grécia depois do acordo político alcançado em novembro e depois de completar o programa de recompra de dívida e os procedimentos parlamentares em alguns países», explicou.
Juncker adiantou ainda que este foi um «processo difícil, mas depois da solução forte do governo grego e do acompanhamento próximo da troika estamos convencidos que o programa, de certa forma, vai voltar ao caminho certo».
Paris e Berlim já se manifestaram satisfeitas, na quarta-feira, com a operação de compra pela Grécia da sua própria dívida, que era uma das condições impostas pela 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) para ser formalmente desbloqueada a tranche de 34,3 mil milhões de euros que a Grécia aguarda desde junho.
Os restantes 14,8 mil milhões de euros serão entregues no primeiro trimestre de 2013 e servirão para cobrir as necessidades de recapitalização dos bancos gregos e despesas do Estado.
A recompra da dívida inscreve-se no plano acordado entre a zona euro e o FMI para reduzir a dívida pública grega, que terá de baixar de 175% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016 para 124% em 2020 e cair para valores abaixo dos 110% em 2022.