Política

Assunção Esteves recorda «presença contínua» de Marques Júnior na democracia

A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, manifestou a sua «profunda consternação» pela morte do capitão do 25 de Abril e antigo deputado, Marques Júnior, recordando a sua «presença contínua» na democracia.

«Militar de Abril, ele [Marques Júnior] teve uma presença contínua nos caminhos da democracia, espécie de síntese entre a coragem de um tempo fundador e a solicitude que tão singularmente deixava no quotidiano do exercício da política», afirmou.

Numa nota escrita enviada à Lusa, a presidente do Parlamento acrescentou que permanecerá de Marques Júnior a «presença ao mesmo tempo virtuosa e obstinada, exemplar, porque afável, simples e nobre e porque não desiste».

«Marques Júnior está entre nós no Parlamento, no coração e na memória», concluiu sobre o antigo deputado.

Marques Júnior esteve quase trinta anos no Parlamento, quase todos como deputado do PS, desempenhando atualmente o cargo de presidente do Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações (CFSIRP).

O capitão de Abril morreu esta segunda-feira aos 66 anos depois de vários dias internado no Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, devido a um derrame cerebral."

O velório de Marques Júnior realiza-se hoje na Academia Militar de Lisboa. Quarta-feira, decorre a missa de corpo presente na Basílica da Estrela, pelas 9h30, seguindo o funeral para São Martinho de Bornes, Pedras Salgadas.

Redação